Recursos que nos proporcionam o prazer da comunicação e das interações, trazem ganhos, bem estar e nos permitem viajar, sem ao menos nos deslocarmos fisicamente. Eu não sei mensurar o quanto eu exploro esses mecanismos diariamente, mas sei que utilizo muito e sempre com cuidados essenciais, visando garantir um uso saudável. Quando percebo que estou me alongando bastante na utilização, mudo o foco e vou fazer outra atividade, um esporte ou qualquer coisa do gênero. Na sequência, eu volto para os meus preciosos equipamentos tecnológicos.
Interações com o mundo
Instrumentos do tipo tablets, aparelhos celulares, desktops e notebooks fazem parte da nossa realidade. Às vezes a gente tem a impressão que nem consegue se desgrudar deles, concorda? No meu caso, assisto aulas através do meu desktop, alimento meu blog via notebook e a todo instante estou com o meu smartphone ao alcance da minha mão. Ou seja, o uso de equipamentos tecnológicos é uma constante; querendo ou não, e esses dispositivos contribuem para as interações e os relacionamentos do mundo moderno.
Dicas para um uso inteligente de equipamentos digitais
1 – Proporcione um descanso para a sua visão, de tempo em tempo, fazendo o direcionamento do seu olhar para uma paisagem ou até mesmo para o horizonte; ou seja, evite ficar o tempo todo com o olhar fixo em tela.
2 – Uma dica muito importante e que quase ninguém exercita é o hábito de piscar os olhos enquanto utiliza ferramentas tecnológicas. Você tem a sensação, às vezes, quando está assistindo algo no seu desktop ou smartphone, que está vidrado nas imagens? Pois bem, nesses momentos, não deixe de piscar os olhos. Isso mesmo, piscar ajudará na troca de lágrimas, permitindo a lubrificação da superfície ocular, evitando irritações e ressecamentos.
3 – Outra sugestão interessante é manter o ambiente no qual você usa aparelho digitais, principalmente smartphones e outros com tecnologias parecidas, sempre iluminado. Especialistas dizem que a luz azul emitida por esses equipamentos pode não fazer bem para o usuário, quando o uso ocorre antes de dormir ou em ambientes escuros. Os estudos de experts apontam que isso pode impactar diretamente na qualidade do nosso descanso, nos levando a momentos de irritação, falta de sono e até mesmo a quadros depressivos.
4 – Se você utiliza muito os equipamentos digitais sonoros, esteja sempre vigilante a qualquer desconforto e também evite os excessos.
Tempo de tela com responsabilidade
Então queridos leitores; equipamentos que mexem com os nossos sentidos devem ser usados com consciência e sem exageros. Essas práticas levam a uma experiência perfeita no mundo tecnológico, sem reflexos negativos para a nossa saúde e com ganhos imensuráveis. Pensando bem, esse entendimento da adoção de práticas cautelosas não cabe apenas para o uso de equipamentos tecnológicos, mas para tudo que fazemos na vida.
Tempo de tela para crianças
Sempre vejo pessoas que têm filhos pequenos se questionando se devem ou não limitar o uso de telas para os seus pupilos e quanto tempo é o recomendável. Estudos descrevem que até os dois anos de idade as crianças não devem ser submetidas ao uso de telas. A partir dos dois anos, elas podem ser utilizadas, com tempo controlado e supervisão. O tempo é escalonado por idade.
Relacionamento saudável com os dispositivos digitais
Meus leitores, é inegável que o uso de ferramentas digitais é um caminho sem volta para a humanidade. Quem não utiliza pelo menos um desktop, um notebook ou um smartphone, hoje em dia? Então, cabe a nós, que somos beneficiados pelas criações dessa maravilha chamada tecnologia, fazermos o uso inteligente dos seus produtos, evitando os excessos, garantindo utilizações seguras, principalmente para a nossa saúde.
Eu tenho tentado, e vocês?