A história do telefone nos conta que essa maravilha nasceu em 1876 e foi uma criação de um escocês.
O tempo passou, novos tipos de telefone surgiram, com as mais diversas formas de transmissão e até hoje utilizamos este equipamento, que permite que façamos o transporte e a exibição do som da fala humana, à distância.
Com o avanço da tecnologia, novas formas de comunicação surgiram e com o advento do computador, passamos a nos comunicar, também, através dele, além de podermos agilizar, através dele, uma infinidade de operações, bastando para isso a implementação de equipamentos e softwares compatíveis.
Tipos de aparelhos de telefone
Desde o advento do telefone, há mais de cento e cinquenta anos, a sociedade experimentou o uso de diversos modelos de aparelhos telefônicos. Abaixo eu listo alguns antigos que são icônicos:
O Castiçal, que era um aparelho telefônico muito imponente, pesado e para estabelecer uma comunicação, o usuário tinha que pedir a uma telefonista, que atuava nas chamadas mesas operadoras.
O Clássico já era um telefone mais moderno para a época, isso lá pelas anos cinquenta, e contava com um disco para realizar as chamadas. Você posicionava o monofone na orelha, segurando com uma mão, e com a outra mão você discava.
O telefone Grillo já foi um super avanço e tinha o que chamamos de flip, que abria e fechava. Super moderno para a época!
A chegada do smartphone
Novos tempos chegaram e trouxeram os telefones móveis, que a cada dia nos surpreendem com as suas funcionalidade, praticidade e mobilidade. Não podemos esquecer que os telefones celulares atuais, também chamados de smartphones, nos permitem não apenas fazer ligações, mas também uma infinidade de funções que os nossos computadores também fornecem. Consegue perceber que o smartphone é um misto de telefone e computador? Isso é incrível!
Os computadores e a comunicação.
Sem sombra de dúvidas, o uso do computador trouxe, entre tantos outros benefícios, a possibilidade de comunicação entre as pessoas, diminuindo distâncias, permitindo mais velocidade na troca de informações e gerando forte impacto no modo de interagir, trabalhar e conversar, da sociedade como um todo.
Celulares e computadores
Então, meus preciosos leitores, conforme tudo que falei, podemos perceber que, tanto os telefones de hoje quanto os computadores, permitem que realizemos comunicações e um tanto infinito de operações e serviços.
As diferenças principais estão no tamanho e nas funcionalidades. Os smartphones nos trazem a questão da mobilidade, do uso individual e do tamanho, que nos permite levá-lo com facilidade. Já os computadores, apesar de maiores que os smartphones, possuem mais recursos, tendo a possibilidade de atender a mais serviços demandados pelos usuários.
A escolha depende da necessidade do usuário
Portanto, por tudo que falamos, podemos afirmar que os telefones modernos, ou smartphones, podem ser comparados aos computadores.
A diferença está na necessidade do usuário. Computadores, por serem mais robustos, permitem a utilização de mais softwares. Smartphones, por serem pequenos, facilitam a mobilidade.
Então, se fôssemos comparar o telefone criado pelo escocês, com os computadores, com certeza, os computadores seriam infinitamente melhores!
Comparar os telefones modernos com os computadores já é uma outra história, pois o próprio smartphone já é considerado um misto de telefone e computador.
Então, os telefones modernos se assemelham muito ao que o computador oferece. Portanto, classificar um ou outro como melhor ou pior dependerá muito da necessidade de cada usuário.
E você, prefere os computadores ou os telefones modernos?