Nesta era tecnológica, as pessoas passam seu tempo livre online, acessando diversos sites ou aplicativos de uma forma muito fácil. Os amantes de livros geralmente usam e-books em seus tablets e os amantes de esportes usam ofertas como o Betfair Bonus para se divertir em seus smartphones. No mundo dos negócios, com o constante avanço da tecnologia, cada dia mais ferramentas são criadas com diferentes funcionalidades e, também, há um grande empenho na área, pela proteção dos dados dos usuários em suas navegações virtuais. Muitas empresas adotaram nos últimos tempos o trabalho remoto. Com isso, os funcionários trabalham em casa, com a possibilidade de acessar os sistemas da corporação.

E quem é o elemento tecnológico que permite essa maravilha, de forma segura?

Rede Virtual Privada

Apelidada com essas três letras, a VPN pode ser traduzida como Rede Virtual Privada. Ela nasceu, como tantas outras ferramentas já conhecidas na área de tecnologia, nos anos noventa. O seu objetivo era usufruir de redes de comunicação não confiáveis para transitar dados de maneira preservada, ou seja, a VPN consegue criar um caminho totalmente criptografado para os dados que você vai trafegar via internet, ainda que você use uma rede pública.

O que são redes não confiáveis?

Traduzindo literalmente, podemos afirmar que redes não confiáveis são aquelas em que o computador está vulnerável a invasão ou pretensão não consentida de acesso a dados. Com o advento da VPN, passou a ser possível dificultar que outros usuários maliciosos roubem seus dados e sigam suas atividades virtuais. 

Como escolher uma VPN

A escolha de uma VPN dependerá das necessidades de cada um. Como são oferecidas diversas opções, o primeiro passo para adquirir uma VPN é listar o tipo de segurança que você precisa e deseja. Existem Redes Virtuais Privadas que se adequam para o uso doméstico, outras para pequenas organizações, algumas para empresas com escritórios em vários locais do mundo. Ou seja, antes de adquirir uma VPN você precisa fazer uma pesquisa extensa sobre as possibilidades e os recursos de mais relevância para você. Seria perfeito se o mundo todo usasse VPN, não é mesmo?

Nem todos os países autorizam o uso de VPN

Essa é uma curiosidade que eu não sabia até pouco tempo, mas alguns países não permitem o uso da Rede Virtual Privada. Na verdade eles baniram o uso da VPN. Nesses países, que adotam leis autoritárias, a autonomia na internet é limitada.

Mais privacidade e segurança

Considerando tudo o que falei sobre VPN, você concorda que todos que navegam na web, seja uso pessoal ou profissional, deveriam utilizar uma VPN? Afinal, ela é uma ferramenta de segurança magnífica, que consegue dificultar que terceiros roubem os nossos dados ou até mesmo invadam a nossa privacidade. Mas lembre que você não deve adquirir a primeira VPN que vê pela frente. Antes de tudo, faça um mapeamento do que você realmente precisa e quais são as suas reais prioridades nesta aquisição.

Após essas dicas, por aqui eu encerro. Nos veremos logo mais!

 

Related Posts