Realidade Virtual nas nossas rotinas

A realidade virtual, virtual reality, VR ou RV, é uma criação tecnológica que tem a capacidade de nutrir  as nossas sensações, através de impulsos computacionais, trazendo reações fantásticas que podem contribuir para análise e melhorias em vários segmentos.

Na RV, através de um equipamento para interface, é possível a conexão entre um sistema e seus usuários, não apenas imitando um cenário real mas também guiando esses usuários para um novo universo de possibilidades, fazendo com que eles se sintam completamente imersos nesse ambiente, com sensações incríveis e de pertencimento a este mundo virtual.

Quando nasceu a RV

Apesar de ser difícil definir a data exata da criação da RV, em 1838 foi criado um óculos estereoscópio, em 1935 os óculos de Pigmalião e os óculos View-master e assim seguiram as criações de RV. Ainda que fossem instrumentos rudimentares, na época eles eram consideradas invenções sensacionais. Seguimos a história e chegamos a uma produção de um empresário americano. apaixonado por aviação.

Até pouco tempo atrás eu achava que a RV era uma invenção totalmente contemporânea, mas o Sr Link, nos anos trinta, foi capaz de criar um simulador de voo. E assim foi evoluindo o conceito de Realidade Virtual, com novos apetrechos, tecnologias cada dia mais modernas e um público ansioso para obter os benefícios por ela ofertados.

A Realidade Virtual

A Realidade Virtual vem interferindo positivamente nas nossas vidas, dia a dia. Muitas pessoas imaginam que a RV é usada apenas para competições e divertimento. Mas, é possível afirmar que ela está muito mais a frente, pois o objetivo principal dela é que o usuário vivencie um cenário e tire bons frutos dele.

Empatia

Recentemente eu li uma matéria que mostrava a experiência de uma pessoa sem nenhum impedimento na visão, vivenciando, através de óculos RV, a experiência de um deficiente visual. Após isso foi percebido que esses usuários que participaram do evento se apresentaram mais serenos e com mais disposição para colaborar com pessoas com deficiência visual. Pôde ser percebido nessa experiência um fruto muito positivo, que é a capacidade de identificação com o outro. Incrível, não é mesmo?

Aprendizado

Pois é, caros leitores, a RV, sem dúvidas, tem exercido um papel muito colaborativo em muitas áreas e uma delas é a da educação, trazendo ganhos não apenas para os alunos, mas também para os seus educadores, apresentando uma nova forma de ensinar, ainda que para um público reduzido, de forma lúdica e leve, potencializando a capacidade de aprendizagem, de paciência e de coordenação motora.

Tendências

O futuro breve da Realidade Virtual é desenhado com boas perspectivas, incluindo a utilização de óculos mais leves e práticos, que permitirão que grande parte dos bilhões de usuários da internet consigam navegar na internet, ver filmes, espetáculos, participar de competições comprar produtos e serviços, encontrar amigos e parentes, e tantas outras atividades, de forma não apenas virtual, mas com uma experiência sensorial, que, com certeza trará bons resultados para as suas vidas.

Experimentar vale a pena

Como falei inicialmente, o conceito de Realidade Virtual não é muito novo, mas o avanço e as possibilidades de imersão do usuário no ambiente virtual, trazem impactos muito positivos a quem demanda desta tecnologia, produzindo sensações muito próximas ao mundo real, e é algo que evoluiu muito nos últimos anos, com a utilização de recursos tecnológicos de ponta.

E você, está pronto para aproveitar todas as emoções oferecidas pelo universo da Realidade Virtual?

 

Related Posts