Inclusão digital para todas as idades

Nos últimos anos a inclusão digital impulsionou o uso de ferramentas tecnológicas e isso tem permitido que pessoas de todas as idades, em algum ou vários momentos, utilizem a tecnologia da informação para tarefas corriqueiras.

Escola

Hoje em dia, ainda em classes escolares de crianças de baixa idade, são utilizados recursos tecnológicos, para garantir um processo de aprendizado mais eficiente, trazendo muitos benefícios, entre eles, estímulos positivos e a ideia de pertencimento da criança, no ambiente escolar, através do engajamento nos momentos de aula.

Cuidados importantes

Ainda que seja observado que a utilização de computadores por crianças pode trazer muitos benefícios para o crescimento, em vários aspectos, muitos cuidados e precauções precisam ser adotados. 

O uso prolongado de equipamentos tecnológicos

O uso em demasia de recursos computacionais é prejudicial para crianças. Portanto, pais e responsáveis devem ter muito cuidado e sempre estarem vigilantes à utilização dessas ferramentas.

Alguns estudos já sinalizaram que a aplicação de computadores não é recomendável a crianças muito pequenas, ou seja, entre zero e dois anos.

Para crianças na faixa de dois a cinco anos, a indicação da permanência diária em equipamentos do tipo televisão e computador deve ser, no máximo, de uma hora.

Para o público infantil acima de cinco anos, a sugestão é de até duas horas diariamente.

Ou seja, pais e responsáveis por criança devem ter cuidado na questão do tempo de utilização de recursos computacionais, pelos seus pequenos.

Acesso monitorado

Considerando que a rede mundial de computadores não tem determinadas fronteiras, sendo contemplada com conteúdos para todos os públicos, é recomendável que crianças sejam monitoradas nas suas navegações via web, evitando que elas corram determinados riscos.

Vantagens do uso do computador, por crianças

É inegável o ganho na aprendizagem, no crescimento intelectual e nas relações sociais das crianças, na utilização de computadores. Os proveitos são muito grandes, desde a criação de laços positivos no mundo tecnológico, avanço de habilidades diversificadas e entretenimento.

Desenvolvimento

Tendo como base a popularização do uso de recursos tecnológicos e considerando o ganho no aprendizado e desenvolvimento infantil, as crianças podem usar computadores, desde que sejam bem direcionadas, monitoradas, com a imposição de limites ao uso e esclarecidos sobre os possíveis riscos, ainda que eles não tenham tanta compreensão sobre o assunto.

Aprendizado e senso construtivo

Usar os recursos computacionais com dispositivos certos, incentivando os pequenos para o uso salutar, proporciona a eles uma imersão em ambientes culturais, a um universo de ideias, de aprendizado e conteúdos que acabam por prover para eles a capacidade de formação de opinião própria e o senso construtivo e crítico.

E você, caro leitor, concorda que crianças podem e devem usar computadores?

 

Related Posts