O mundo da realidade virtual ou RV conta com uma tecnologia de vanguarda que oferece ferramentas que trazem ao usuário a possibilidade de imersão no mundo virtual, com a percepção de uma experiência sensorial, ainda que vivenciada num universo simulado.
Muito se fala sobre a idade ideal para poder utilizar os mecanismos de realidade virtual. Por esse motivo, pretendo apresentar para vocês detalhes sobre essa temática e o quão importante é o uso dessa ferramenta de forma correta e consciente.
Realidade virtual utilizada por várias faixas etárias
Traduzindo literalmente, a RV consegue levar usuários de várias idades a terem experiências muito próximas do real, ainda que estejam em um mundo virtual. É uma verdadeira imersão no cenário criado virtualmente! Incrível, não é mesmo? Isso traz respostas muito importantes para que sejam traçados cenários de melhoria no ramo a que a experiência se destina.
Óculos RV
Para que o usuário possa praticar o uso da RV, ele precisa ter apetrechos tecnológicos. Um dos mais conhecidos é o óculos RV. Ele é um equipamento preso à cabeça, posicionado sobre os olhos. Os óculos mais contemporâneos ainda têm um diferencial, que é permitir que a cena modifique, de acordo com a mobilidade da cabeça do usuário. Eu já tive a oportunidade de experimentar esse dispositivo. Simplesmente adorei!
Pesquise opções
É inegável que a era da RV avançou e hoje ela é um caminho sem volta. Mas, ainda que seja uma tecnologia cada vez mais usada, é preciso que tenhamos determinados cuidados. Portanto, antes de obter dispositivos de RV, pesquise bastante, obtenha opinião de especialistas.
Outra questão muito importante, é a idade inicial para usar a RV. Alguns fabricantes sinalizam que o usuário deve estar atento ao quesito idade, quando for adquirir uma ferramenta de RV. Cada sistema tem as suas indicações de faixa etária e os responsáveis que forem adquirir devem estar muito entendidos sobre este assunto.
Crianças e a RV
Conforme falei, ao decidir que uma criança use recursos de Realidade Virtual, os responsáveis devem estar atentos às orientações dos fabricantes e, sendo permitida a utilização, esta deve ser monitorada, pois nós sabemos que tudo em excesso pode fazer mal, sendo na infância ou em qualquer fase da vida. E não seria diferente no uso de equipamentos que mexem com os nossos sentidos, literalmente.
RV e a terceira idade
Então caros leitores, a Realidade Virtual abrange positivamente várias áreas, possibilitando retornos inimagináveis. Um exemplo disso é o uso em dinâmicas com pessoas da terceira idade, trazendo como resultado principal a melhoria na qualidade de vida desse público.
RV na medicina e na fisioterapia
Sabemos que,com o avanço da idade, algumas pessoas desenvolvem problemas no equilíbrio. Hoje em dia a medicina e a fisioterapia já conseguem aplicar a RV como forma terapêutica, não apenas para a reabilitação, mas também na precaução e diagnósticos de várias disfunções apresentadas no corpo humano, não somente de pessoas de faixa etária menores, mas também de mais idosas.
A adequação das necessidades do usuário ao produto
Portanto, meus leitores, como podemos perceber, a Realidade Virtual é uma ferramenta tecnológica que veio para ficar e pode alcançar várias faixas etárias, necessitando para isso que, o usuário, ao pensar em adquirir apetrechos de RV, tenha atenção às indicações de idade, ao tempo de uso da tecnologia e que tente adequar a sua necessidade ao produto ideal. Agradeço demais a sua visita. Para mais conteúdos sobre tecnologia, continue visitando o meu blog! Eu, de verdade, gosto muito de compartilhar o resultado das minhas pesquisas nesta área. Um sincero abraço virtual, com sensações quase reais!