Associação das Empresas da Defesa, Armamento e Novas Tecnologias

Uma Rede Nacional de Competências

Quem somos

Quem somos

A DANOTEC é uma associação de representação e promoção dos interesses das indústrias ligadas à Defesa, produção de armamento e novas tecnologias, integrando uma gama diversificada de associados como sejam: empresas industriais; empresas de software; institutos de pesquisa; e departamentos universitários.

Tem como objectivos :

  • Representar os membros associados nas diversas instâncias relacionadas com as industrias de defesa e a produção de armamento e novas tecnologias tanto a nível nacional como internacional;

  • Dinamizar o sector empresarial da defesa, armamento e novas tecnologias respondendo a solicitações tanto a nível nacional como internacional permitindo o posicionamento dos seus associados em novos campos de elevado potencial financeiro e tecnológico;

  • Difundir os conhecimentos e promover a investigação no âmbito científico e tecnológico através do lançamento de publicações do sector  incluindo a organização de workshops e seminários da industria de defesa;

  • Apoiar as empresas associadas no desenvolvimento e acolhimento de iniciativas com a criação no seu âmbito de entidade ou comités destinados a implementar os requisitos aplicáveis a qualquer sector da industria representada na associação bem como a prestar apoio técnico aos associados mantendo os necessários contactos com outras entidades semelhantes  quer nacionais quer internacionais.


Relacionamento institucional:

  • A nível nacional a DANOTEC mantem um estreito relacionamento institucional com a Direcção de Recursos do Ministério da Defesa Nacional, a qual tem vindo a prestar toda a informação que considera de potencial interesse para a Indústria Nacional de Defesa.

  • A nível internacional a DANOTEC e a AIAD ( Associazione Industrie per LAerospazio Italiana), estabeleceram um protocolo de cooperação para a constituição de uma parceria visando promover, desenvolver e manter em áreas de mútua cooperação e segurança tecnológicas e industriais, um dialogo continuo entre a indústria dos dois países.

 

Associativismo Europeu:

DANOTEC é membro da ASD ( Aerospace and Defence Industries Association of Europe ) e o Presidente integra o Board of Directors desta Associação .
DANOTEC faz-se representar  em Grupos de Trabalho e Comissões Especializadas da  ASD.
Da ASD a DANOTEC recebe regularmente  informação que sendo de interesse é divulgada  de imediato aos associados.

 

Outras actividades salientes:

  • DANOTEC integra o CANEND ( Comité Aeroespacial Nacional de Ensaios) constituído por empresas suas associadas.
  • DANOTEC mantem um estreito relacionamento com o representante nacional no NIAG ( Nato Industrial Advisory Group) o que tem permitido maior fluidez na difusão aos associados de informação respeitante aos estudos no âmbito deste organismo bem como as condições necessárias   aos mesmos. Presentemente alguns associados integram grupos de trabalho dos mesmos estudos;
  • DANOTEC acompanha as actividades e políticas propostas pela Agência Europeia de Defesa que poderão ter importantes consequências no Mercado de Defesa Europeu em particular divulgando na oportunidade às suas associadas toda a informação disponível.

 

A DANOTEC é desde 1 de Julho de 2014 membro da AED Portugal, Federação Portuguesa das Indústrias Aeronáutica Espaço e Defesa. A AED é uma Federação da defesa e promoção dos interesses da indústria ligados à Aeronáutica, Espaço e Defesa em todas as matérias de interesse comum com o objectivo de promover e apoiar o desenvolvimento do Sector.

São ainda associados da AED as associações PEMAS - Associação para a Valorização e Promoção da Oferta das Empresas Nacionais para o Sector Aeronáutico e a PROESPAÇO - Associação das Indústrias do Espaço.